AÇÃO DE TRATAMENTO.

AÇÃO DE TRATAMENTO.

Frequentemente, planos de saúde, estados e municípios negam o fornecimento de tratamento adequado para o autismo. No entanto, a Justiça possui inúmeras decisões favoráveis que asseguram o acesso imediato às terapias e ao tratamento necessário. No caso de crianças, é possível obter uma decisão provisória, chamada tutela de urgência, em poucos dias, com base na necessidade de início imediato das terapias para aproveitar a neuroplasticidade infantil.

AÇÃO DE MEDICAMENTOS

AÇÃO DE MEDICAMENTOS

Frequentemente, os custos dos medicamentos tornam-se inviáveis para os pais. Nessas situações, é possível recorrer à Justiça para obter o fornecimento gratuito dos medicamentos, desde que seja comprovada a incapacidade financeira de arcar com as despesas de forma particular.

LIBERAÇÃO DO FGTS PARA TRATAMENTO DO AUTISTA

LIBERAÇÃO DO FGTS PARA TRATAMENTO DO AUTISTA

O diagnóstico de autismo impacta diversos aspectos da vida dos pais e mães de crianças autistas. Um desses aspectos é o financeiro, já que são necessários medicamentos, terapias e adaptações para garantir uma melhor qualidade de vida à criança autista. O acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma medida que ajuda a minimizar as dificuldades financeiras decorrentes do autismo.

DIREITOS EDUCACIONAIS

DIREITOS EDUCACIONAIS

Crianças autistas têm direito a serem assistidas por diversos profissionais da educação inclusiva que contribuem para seu pleno desenvolvimento no ambiente escolar, como acompanhantes especializados, professores de inclusão e atendentes terapêuticos, entre outros. Garantir o acesso a esses profissionais é essencial para promover a socialização plena e o desenvolvimento integral da criança, abrangendo as dimensões intelectual, física, afetiva, social e cultural.

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BPC.

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BPC.

Pessoas autistas são consideradas PCDs para todos os efeitos legais. Assim, têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), desde que a renda per capita familiar seja de até um quarto do salário mínimo ou, em alguns casos, de até meio salário mínimo, mediante decisão judicial.